Conheça Mariana MG
Explore os principais lugares na cidade de Mariana MG, encontre
lugares para visitar e fique sempre por dentro de todas novidades.
Apenas explorando? Use a pesquisa rápida por categoria!
Experiências
MG+
- PUBLICIDADE -
Espaço Publicitário
Anuncie!
Oportunidades
Mariana MG, é a Cidade Matriz de Minas. Sede da Capitania de São Paulo e das Minas do Ouro (1709), primeira Vila (1711) com a primeira Câmara Municipal, primeira Cidade (1745) e primeiro Bispado (1745) da Capitania das Minas Gerais (desmembrada em 1720), entre muitos outros pioneirismos históricos e cívicos.
Ao visitante, propicia um mergulho na história de Minas e do Brasil pela contemplação e convivência com monumentos civis e religiosos, exemplares da arquitetura luso-brasileira, que abrigam obras de ornamentação em talhas, esculturas e pinturas e mobiliário originários dos séculos XVIII e XIX. Todas elas produzidas sob a inspiração do barroco português e pelas expressões singulares de seus artífices e construtores, resultantes do esplendor artístico do Ciclo do Ouro.
Fundada em 1696, sob o nome de Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, recebe o nome da esposa de Dom João V, Maria Ana d’Áustria, quando elevada a cidade. Já em 1709, a primitiva capela erguida para fundação do arraial minerador é transferida para a recém-construída Igreja Nossa Senhora da Conceição (hoje Igreja Catedral Basílica da Sé). Por seu porte, sua técnica construtiva, suas obras de arte e seu valor religioso e espiritual, a catedral da Sé é um dos monumentos mais importantes do patrimônio histórico brasileiro.
O órgão Arp Schnitger, fabricado em 1701, na Alemanha, e instalado em 1752, por Antônio Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, é o único existente hoje fora da Europa.