Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

Sábado letivo em escolas do município e “Festa da Primavera”

(27/10/2023)

Previstas no calendário escolar, as atividades ocorreram no CMEI Santa Rita de Cássia, na E. M. Dom Luciano Mendes de Almeida e na E. M. Dom Oscar de Oliveira

Três escolas da rede municipal de ensino da Primaz de Minas tiveram, no último sábado, 21, atividades para compensar as interrupções eventuais que ocorrem durante o ano letivo.

No Centro Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, instalação derivada de um programa de creches, houve uma festa organizada pela equipe pedagógica para todas as turmas, do berçário até o maternal.

Segundo a diretora da instituição, Rogeria Cordeiro Pereira, a “Festa da Primavera”, com o tema “Florescer”, envolveu figurinos diversos e trabalhou a temática com as crianças, sendo um sucesso e com impacto positivo no ambiente escolar.

“O sábado letivo é de grande valia, principalmente quando envolve temas específicos (…). Quando a gente coloca um tema (…) uma festa específica (…), a participação é bem maior. E os pais gostam (…) a família vem toda, vem pai, vem irmão, vem tio, vem avó. Então, vale a pena. O sábado letivo dessa forma é muito válido.”

Rogeria Cordeiro Pereira , Diretora do CMEI Santa Rita de Cássia

O que são os sábados letivos?

O sábado letivo é um dia de aula comum, previsto no calendário escolar e necessário para o cumprimento da carga horária dos alunos.

Ele é adotado para a reposição de aulas interrompidas por ações previstas, como feriados, eventos esportivos e imprevistos como crises de diversos tipos.

A estrutura e tipo das atividades pode variar entre as escolas, com algumas mantendo o currículo regular tradicional e outras adotando atividades diferenciadas, como mostras culturais ou festivais, o que torna o ambiente escolar atraente e menos rígido para os alunos no final de semana.

Aplicado em todos os níveis do ensino básico, especialmente na educação infantil, com atividades lúdicas e recreativas, o sábado letivo pode ser adotado, pelos professores, com atividades dinâmicas, criativas e também em parceria com outras instituições ou organizações.

Além disso, o sábado letivo é uma oportunidade para aproximar os alunos e os colaboradores do espaço de ensino, pois promove um ambiente leve e adequado para a aprendizagem.

Por Pedro Mol

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho