(22/08/2023)
Por Evelin Almeida
Nos dias 10 e 11 de agosto, quinta e sexta-feira, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou o I Fórum do Centro de Referência da Infância e Adolescência de Mariana, com o tema: “Infância e adolescência: proteção, inclusão e fortalecimento de vínculos. Um debate necessário”.
A primeira edição foi marcada por diversas palestras e debates necessários para abordar a infância e adolescência, tanto no âmbito familiar quanto no profissional, além do Curso de Formação para os profissionais. O evento teve como local principal para as atividades o espaço do Cineteatro Municipal, e no Auditório do CRIA, com a programação voltada para os usuários do programa.
O I Fórum marca o início de um trabalho essencial para discutir e aprimorar os cuidados das crianças e adolescentes, um exercício diário e contínuo para a garantia plena dos seus direitos. Além disso, é mais uma maneira de promover meios para o desenvolvimento pessoal e cognitivo das pessoas inseridas nos equipamentos do município.
O público que esteve presente foi composto pelos funcionários da Secretaria, instituições inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – Alferes, Casa Lar Estrela, APAE, Osquindô, Comunidade da Figueira – e demais instituições de garantias de direitos à criança e adolescente. Para Célio Vanderlei, convidado especial que ministrou palestras e o curso de formação, o Fórum foi um sucesso: “Foi minha primeira vez em Mariana e foi uma alegria encontrar uma equipe tão comprometida com a garantia dos direitos da criança e do adolescente.”
QUINTA-FEIRA | 10 DE AGOSTO
A abertura dos trabalhos se deu no Cineteatro Municipal, a partir da mesa redonda, para a discussão sobre a infância e adolescência, a garantia e a atuação profissional para a defesa dos seus direitos, e os palestrantes foram, o Psicólogo Célio Vanderlei Moraes, Dr. Antônio Carlos e Cristóvão Gonzaga, mediada por Lídia Mara, Secretária Executiva dos Conselhos do município. Em seguida, Célio foi o responsável por conduzir o Curso de Formação para os profissionais da área, que se estendeu para o segundo dia.
Dentre a programação, os usuários do CRIA e da Casa Lar Estrela realizaram apresentações artísticas, enquanto no auditório do CRIA, o responsável por conduzir a palestra sobre tecnologia na adolescência foi o Dr. René Dentz. Para encerrar as atividades do primeiro dia, foi a vez dos pais e responsáveis ouvirem a palestra ministrada pela Dra. Maria Teresa, sobre: “Os desafios de educar crianças e adolescentes no mundo atual”, realizada às 19h30, no Cineteatro.
SEXTA-FEIRA | 11 DE AGOSTO
Na sexta-feira, finalizamos o curso de formação, no Cineteatro Municipal. Os principais pontos abordados foram: “O desenvolvimento dos percursos nos territórios como ponto de integração das oficinas pedagógicas” e os “Exercícios de construção de percursos integrados”. Já no CRIA, os usuários adolescentes tiveram a oportunidade de participar da roda de conversa com o tema, “Dialogando sobre a ansiedade na adolescência”, mediada pela psicóloga Adelina Barbosa Nunes. Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, momentos como esses reafirmam a dedicação municipal diária com nossas crianças e adolescentes, sendo eles os futuros representantes do mundo.
SOBRE O CRIA
O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) funciona no período contraturno das aulas escolares, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, com atividades socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais que promovam a criação de um espaço de protagonismo social e a formação cidadã em plenas condições. O objetivo é trabalhar com atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades. Além disso integra a Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), atua na garantia de direitos, na prevenção e proteção às situações de risco e vulnerabilidades sociais, em atendimento exclusivo a crianças e adolescentes do município de Mariana
Para dúvidas e esclarecimentos, ligue: (31) 97110-6365.
Foto: Evelin Almeida, Giovanna Marçal e Carlos Vitor