(18/08/2023)
Por Sara Lambert
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Administração, realizou no dia 03 de agosto, uma reunião junto aos representantes de todas as secretarias municipais como cumprimento da primeira fase do cronograma de implantação do Sistema Eletrônico de Protocolos. As ações serão de grande importância para a otimização dos processos realizados por cada secretaria.
Confira alguns benefícios da implementação do Sistema Eletrônico de Protocolos:
- A comunicação interna, quando digitalizada, passa a ser muito mais ágil, diminuindo ruídos no fluxo de trabalho e contribuindo para que os processos aconteçam com mais velocidade;
- Fácil acesso às informações no processo, tanto para o requerente, quanto para quem estiver analisando;
- Possibilidade de acesso sem local fixo. Por exemplo, em uma vistoria, o servidor poderá ter acesso ao processo a todas as informações pelo seu celular;
- No âmbito ecológico há uma redução na utilização de papel, gerando também uma economia para o município;
- Maior conexão entre os departamentos, mesmo que muitas vezes sejam independentes entre si, a otimização do processo online garante unificação, possibilitando um maior alinhamento, agilidade e interação da informação de cada processo;
- Maior transparência para o requerente, logo com a anexação dos pareceres em sistema, possibilitando uma resposta imediata por parte do cidadão para algum impedimento;
- Diminuição/extinção de erros, como perda de processo e/ou documentos anexados. Além de trazer mais segurança para cada secretaria em relação aos dados.
O trabalho visa o atendimento às exigências trazidas pelo Decreto 10.463/2021, que “dispõe sobre a implantação do Sistema Eletrônico de Protocolos no âmbito da Prefeitura Municipal de Mariana.