(03/10/2023)
A ação aconteceu no galpão do Centro de Convenções entre os dias 14, 15 e 18 de setembro
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou nos dias 14, 15 e 18 de setembro mais uma entrega de mudas frutíferas para os cidadãos marianenses. De acordo com a secretaria, foram entregues um total de 1.114 mudas para cerca de 55 pessoas, entre pequenos e médios produtores rurais e também para pessoas que praticam a agricultura familiar e de subsistência.
A compra de mudas da classe de hortaliças é feita de 15 em 15 dias, às quintas feiras, a partir de pedidos presenciais na secretaria ou pelo whatsapp. Já as mudas de frutíferas e plantas ornamentais são entregues a partir de setembro, mês adequado para o plantio por anteceder o período chuvoso.
Além disso, a logística para a compra dessas mudas necessita de um volume maior de pedidos, pois o viveiro fica em Dona Eusébia-MG, município que fica na Zona da Mata e está a cerca de 6h de distância, ida e volta, da Primaz de Minas.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Rural, Marcela Cota, o próprio cidadão é quem escolhe previamente a qualidade e variedade das plantas, a preços mais acessíveis e boas condições de pagamento.
“Qualquer cidadão que mora aqui na cidade também pode comprar, qualquer pessoa (…). A gente conseguiu negociar também com o proprietário a redução do valor que ele vinha praticando (…) de venda para nossos produtores, então houve uma redução significativa. A muda de laranja, por exemplo, era em torno de dezoito reais e houve uma redução para doze reais e cinquenta centavos.” Marcela Cota
O processo é simplificado e não confere risco de prejuízo financeiro ao município pois a pasta funciona como uma mediadora entre a compra e a entrega, não recebendo e repassando pagamentos.
Para realizar a compra, o cidadão deve fazer o pedido na Secretaria de Desenvolvimento Rural (Centro de Convenções, Av. Getúlio Vargas, 110, Centro) e efetuar o pagamento diretamente na conta do fornecedor.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo número (31) 3558-4173.
Por Pedro Mol