Via Portal da Cidade – Mariana
Na última semana, seguindo a decisão do Governo do Estado, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, assinou o decreto que libera o uso de máscara em locais fechados da cidade. Segundo Juliano “a medida pôde ser tomada após o município alcançar o índice indicado pelo Ministério da Saúde“.
Na quarta-feira (27), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) havia anunciado que o uso de máscara de proteção deixaria de ser obrigatório em locais fechados a partir deste domingo, 1° de maio, em todo estado, por conta da queda dos casos da Covid-19 e do aumento da vacinação.
Hoje, Mariana possui o percentual de 93,94% da população vacinada com a segunda dose e dose única e 70,53% de pessoas acima de 18 anos vacinadas com a terceira dose, o que torna possível a liberação do uso.
De acordo com o decreto 10.063 de 15/04/2021, assinado pelo prefeito, fica revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, mas seu uso permanece obrigatório em estabelecimento e serviços de saúde, no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque, e no transporte escolar.
Também é recomendado que pessoas sintomáticas, pessoas com a doença e pacientes com comorbidades sigam usando o item de proteção, tampando nariz e boca.