Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

O I Fórum do Centro de Referência da Infância e Adolescência de Mariana está com data marcada para os dias 10 e 11 de agosto

(08/08/2023)

Por Evelin Almeida 

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, irá realizar o I Fórum do Centro de Referência da Infância e Adolescência de Mariana, no Cineteatro Municipal e também no Auditório do CRIA. O tema desta primeira edição será sobre: “Infância e adolescência: proteção, inclusão e fortalecimento de vínculos. Um debate necessário”. Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, o evento é mais uma maneira de promover meios para o desenvolvimento pessoal e cognitivo, além do cuidado com as crianças e jovens em nosso município. 

A programação conta com o curso de formação ministrado pelo Dr. Célio Vanderlei Moraes, seguindo os temas: “Assistência Social ontem e hoje: do assistencialismo à proteção social; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: atribuição e os eixos metodológicos”. Além de palestras para abordar sobre a infância e adolescência, a ação contará com apresentações culturais e uma palestra para os pais e responsáveis pelos usuários do CRIA. O público contemplado será composto pelos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, instituições inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alferes, Casa Lar Estrela, APAE, Osquindô, Comunidade da Figueira e demais instituições de garantias de direitos à criança e adolescente. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

10 de Agosto (quinta-feira)

Local: Cineteatro Municipal

08h30: Coffee break 

09h: Abertura dos trabalhos 

09h10: Fala das autoridades 

09h20: Apresentação artística: Dança professor Jonas e usuários 

09h30: Mesa redonda | Mediadora: Lídia Mara Coelho 

– Infância e adolescência, cuidado, proteção e inclusão: por uma sociedade que prioriza as mudanças em proteção e as ações inclusivas. 

– A Proteção Integral à infância e adolescência: concepção e implicações para a atuação integrada | Palestrante: Dr. Célio Vanderlei Moraes 

– Sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente | Palestrante: Dr. Antônio Carlos de Oliveira 

– Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) – Mariana: Crescer com proteção: Ações e desafios municipais em relação às crianças e adolescentes. Ministrante: Cristóvão José Gonzaga da Silva

Público: Educadores sociais, instituições componentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Alferes, Casa Lar Estrela, APAE, Osquindô, Comunidade da Figueira, funcionários da SEDESC, representantes da sociedade civil. 

11h15: Apresentação artística – Casa Lar Estrela

13h às 17h: Curso de formação, com Dr. Célio Vanderlei Moraes 

– Assistência Social ontem e hoje: do assistencialismo à proteção social; 

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: atribuição e os eixos metodológicos.

Público: Educadores sociais, instituições componentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA (Alferes, Casa Lar Estrela, APAE, Osquindô), funcionários da SEDESC, representantes da sociedade civil.

Local: Auditório do CRIA 

13h30 – 14h30: Palestra 

– “Dependência da tecnologia: nossas crianças e adolescentes sabem utilizar a internet com segurança? As experiências possíveis entre o uso criativo e o uso abusivo” | Palestrante: Dr. René Dentz.

Público: Adolescentes usuários do CRIA, adolescentes da rede municipal de Educação de Mariana.

Local: Cineteatro Municipal

18h30: Coffee Break 

19h: Apresentação artística: Ballet. Professora Cleusa e usuários do CRIA. 

19h30: Palestra

– “Os desafios de educar crianças e adolescentes no mundo atual” | Palestrante: Dra. Maria Teresa Maldonado

Público: Pais/responsáveis dos usuários do CRIA, Educadores Sociais, instituições componentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Alferes, Casa Lar Estrela, APAE, Osquindô, Comunidade da Figueira, funcionários da SEDESC, representantes da sociedade civil.

11 de Agosto (sexta-feira) 

Local: Cineteatro Municipal 

08h: Coffee break 

08h30: Continuação do curso de formação 

– “O desenvolvimento dos percursos nos territórios como ponto de integração das oficinas pedagógicas” | Palestrante: Célio Vanderlei Moraes

13h às 17h: Continuação do curso de formação.

– “Exercícios de construção de percursos integrados” | Palestrante: Célio Vanderlei Moraes.

Público: Educadores sociais, instituições componentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Alferes, Casa Lar Estrela, APAE, Osquindô, Comunidade da Figueira, funcionários da SEDESC, representantes da sociedade civil.

Local: CRIA 

13h: Dia do estudante: Café com música na quadra do CRIA. 

14h: Roda de conversa: Dialogando sobre a ansiedade na adolescência | Palestrante: Psicóloga Adelina Barbosa Nunes 

Público: Adolescentes usuários do CRIA e adolescentes da rede municipal de Mariana.

SOBRE O CRIA

O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) funciona no período contraturno das aulas escolares, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, com atividades socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais que promovem a criação de um espaço de protagonismo social e a formação cidadã em plenas condições. O objetivo é trabalhar com atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades. Além disso integra a Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), atua na garantia de direitos, na prevenção e proteção às situações de risco e vulnerabilidades sociais, em atendimento exclusivo a crianças e adolescentes do Município de Mariana 

Para dúvidas e esclarecimentos, ligue: (31) 97110-6365.

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho