Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

O Festival de Inverno – Mariana 327 anos chega ao fim!

(02/08/2023)

Por Bianca Parma

O “Festival de Inverno – Mariana 327 anos” chegou ao fim! Este ano, o evento contou com uma programação completa, abrangente e inclusiva que agradou a todos os públicos, como apresentações de dança, quadrilhas, exibição de filmes e muitas atrações musicais. As atrações foram distribuídas entre as praças da cidade ao longo do mês de todo o mês de Julho. 

Na programação, é importante ressaltar sobre a primeira edição do “Sábado Preto”, evento que aconteceu no dia 08 de julho e buscou valorizar a cultura afro brasileira presente em Mariana, colocando a ancestralidade em evidência. A ação contou com um Cortejo, que celebrou 40 anos de capoeira do Mestre Amendoim, seguido pela Exposição Mineiridades, na Praça Gomes Freire e por uma roda de capoeira no Cine Teatro.

Alguns dos destaques do Festival de Inverno, foi a performance de Marcelo Falcão, na Praça Tancredo Neves, que contou com grande público que cantou e dançou os sucessos do músico, ex-vocalista da Banda “O Rappa”. O show aconteceu no dia 15 de Julho, noite que antecedeu ao aniversário da cidade, Marcelo, na ocasião comemorou o aniversário da cidade, entoando junto ao público “Parabéns pra você” em homenagem à Mariana. O cantor falou: “Estou muito feliz de estar aqui em Mariana, no coração de Minas Gerais, onde tudo acontece, e estou honrado de fazer aquilo que eu mais amo, que é tocar para as pessoas e fazer as pessoas felizes através do som. Obrigada Mariana e parabéns pelos seus 327 anos!”

O Festival de Inverno, é acima de tudo sobre o aniversário de Mariana, que este ano comemorou 327 anos no dia 16 de Julho. Tradicionalmente, nesta data, é realizado o “Dia do Estado de Minas Gerais” que foi instituído a partir da sanção da Lei Estadual nº 7.561, pelo Governador Francelino Pereira, em 1979, durante as celebrações o Governo do Estado instala-se na Primaz de Minas, que foi a primeira capital mineira. Na ocasião aconteceu a cerimônia cívica, onde foi conferido a comenda para as personalidades e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento e infraestrutura da cidade, estado e país. Orlando Caldeira, Prefeito de Itabirito, parabenizou Mariana pela sua grandiosa história e importância nacional: “Estamos aqui neste Dia de Minas, desejando o meu parabéns para Mariana, em seus 327 anos de muita honra e muita glória”, afirmou.

Este ano, o Festival também marcou o retorno da Batalha das Gerais, às escadarias da Igreja São Francisco de Assis, na Praça Minas Gerais. A disputa de rimas é organizada por jovens naturais de Mariana e estudantes que moram na cidade. O evento é uma forma de democratizar a cultura a esse público que muito merece ocupar os lugares públicos. Caio Kinte afirmou: “É raro ver um evento cultural da periferia utilizando o espaço público com o aval municipal”. 

O Festival também realizou o retorno triunfal do “Banda na Praça”, muito querido pela população de Mariana, em quem a Praça Gomes Freire, o Jardim, recebe duas bandas da cidade, desta vez, a Banda São Sebastião de Passagem de Mariana, regida por Daltro de Paula Neves, e a Banda Sagrado Coração de Jesus de Padre Viegas, regida por Afonso Júlio Jales. O retorno era muito aguardado pelos marianenses, o Maestro Afonso afirmou: “Essa plateia é maravilhosa! Muito gratificante ver essa resposta do público!”

Além disso, também aconteceu a primeira edição do “Domingo da Inclusão”, o evento buscou trazer mais visibilidade e inclusão para as crianças do município. O dia contou com uma Rua do Lazer, onde as crianças se divertiram muito ao longo do dia. Na data também aconteceu o Máquina de Brincar, com a Banda Osquindô – Bailinho do Rei, que fez as crianças dançarem e se divertirem muito.

Nas últimas semanas, Mariana viveu momentos de muita diversão e alegria, proporcionados pela Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer. Viva seus 327 anos!

FOTOS DISPONÍVEIS

Clique AQUI e confira cada registro do “Festival de Inverno – Mariana 327 anos”!

Foto: Bianca Parma

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho